Conheça a Coletiva Ruta
Quem somos?
A Coletiva Ruta nasce do desejo de promover espaços para conversar sobre o que nos inspira e nos move: saúde, corpo, autonomia, cuidado. É formada por quatro obstetrizes graduades pelo curso de Obstetrícia da EACH-USP, que atualmente vivem em cidades dos estados de São Paulo e Santa Catarina e atendem de forma online em todo o Brasil. “Ruta” vem de Ruta graveolens, nome científico da Arruda - planta associada a proteção, entusiasmo e prosperidade, pela qual temos um carinho especial. “Ruta” também remete a rota, trajeto, percurso. E, pra nós, autonomia tem a ver com isso: acreditar que a possibilidade de trilhar nossos próprios caminhos de forma consciente, cuidadosa e gentil conosco é parte de um processo coletivo, que existe em rede.
Por que nossa proposta é diferente?
O modelo biomédico atual, de resultados imediatos, é eficaz em desaparecer prontamente com os sintomas e incômodos, mas raramente atua na origem das questões de saúde. Além disso, questionamos seu alicerce histórico: pautado no racismo, na hipermedicalização, na mercantilização da saúde e em intervenções excessivas nos corpos das pessoas.
Na Ruta incentivamos um olhar gentil, amoroso e compassivo para nossos corpos, a fim de aproximar as pessoas do real conceito de saúde. Saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não é a simples ausência de doenças, mas um completo estado de bem-estar físico, mental e social. Incentivamos que cada pessoa desenvolva autonomia para se olhar, se sentir, se aceitar e se cuidar, decidindo de forma livre, consciente e compartilhada os meios para chegar lá!
Por que existimos?
Nossa missão é promover um cuidado baseado na integralidade da saúde e no fortalecimento da autonomia, por meio de ações como cursos, oficinas e consultas em saúde sexual e reprodutiva, voltadas para adultes, jovens e crianças de diferentes vivências e corporalidades.
No que acreditamos?
Integralidade e horizontalidade do cuidado
Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS)
Transinclusão
Antirracismo
Antifascismo
Defesa do direito aos corpos
Preço justo e acessibilidade
Autogestão